terça-feira, 1 de fevereiro de 2005

A verdura das nações

Um grupo de cientistas das universidades americanas de Yale e de Columbia (em colaboração com a UE e com o Fórum Económico Mundial) fez um estudo para aferir das sustentabilidade ecológica de 146 nações da Terra. O índice obtido por este grupo, como todos os índices deste género, tem pontos discutíveis (não há nenhuma hipótese de aferir a "capacidade de uma sociedade para melhorar o seu desempenho ambiental" sem entrar pelas areias movediças da análise política adentro), mas oferece um quadro interessante e merecedor de análise.

Portugal está em 37º lugar, entalado entre a França e a Malásia, atrás de países como a Finlândia (1º), Brasil (11º), Japão (30º) ou Rússia (33º), mas à frente de países como os Estados Unidos (45º), Cuba (53º), Israel (62º), Reino Unido (66º) ou Coreia do Norte (146º e último). Entre os países da UE, estamos logo abaixo do meio, em 12º.

O relatório completo, em PDF, está aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.