quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lido: Outros Brasis

Outros Brasis é uma coletânea de história alternativa bastante "impura", de Gerson Lodi-Ribeiro. E chamo-lhe impura porque as suas quatro histórias, duas a representar um universo ficcional, e outras duas a representar outro, são primordialmente HA, com certeza, mas também são outras coisas, o que só lhes empresta mais riqueza. O universo dos Três Brasis vai beber (beber, topam? Trocadilho!) ao horror por intermédio do protagonista da maior parte das suas histórias, o vampiro Dentes Compridos. Mas, como este não é propriamente sobrenatural, antes uma criatura criptozoológica oriunda, presume-se, da Terra, também pode encarar-se estas histórias como FC. Já o outro universo, Pax Paraguaya, é por vezes abordado como HA razoavelmente pura, nomeadamente no primeiro conto aqui presente, mas por vezes também é fortemente contaminado com conceitos e abordagens de ficção científica.

Também por isso é uma boa coletânea. As histórias, embora por vezes se tornem muito descritivas, são inteligentes e estão bem escritas. Se o seu caráter descritivo pode afastar alguns leitores mais orientados para a ação, não é menos verdade que para outros a quantidade de pormenores que Lodi-Ribeiro fornece só torna a leitura mais saborosa. Pessoalmente, gosto mais das histórias da Pax Paraguaya do que das dos Três Brasis (refiro-me, claro, às presentes neste volume; o universo dos Três Brasis inclui mais histórias), mesmo apesar de me faltar, como português que sou, informação de base sobre a história real que a alternativa altera. Mas tanto umas como as outras valem bem a pena e quando foram reunidas neste livro cada um dos universos alternativos teve ainda direito a uma introdução, também ela interessante.

O que achei das histórias pode ser lido aqui:

3 comentários:

  1. Xi! Só leste isto agora? Lembro-me de te ver com este na mão lá pra 2006… Mas que grande baquelogue! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Queres saber que tamanho tem o baquelogue? Queres mesmo? Então vai aqui

    E mais estes

    E estes são os que estão a ser "desbastados"

    ;)

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.