segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lido: Se Acordar Antes de Morrer...

Se Acordar Antes de Morrer... (bib.) é uma noveleta de João Barreiros que funde a ficção científica com a mais desmiolada forma de horror: as histórias de zombies. A história vai acompanhando um dia de trabalho de um robô de um centro comercial, em vésperas do natal, enquanto à sua volta o mundo desaba em pleno apocalipse zombie. O contraste entre o automatismo da máquina e o mundo desfeito que o rodeia, ao qual o automatismo já não se adequa, faz lembrar com insistência uma das mais extraordinárias histórias de Bradbury, Virão Chuvas Suaves. A história de Barreiros é mais longa e muito mais irónica, o apocalipse é de natureza bem diferente, mas há vários pontos de contacto entre ambas, incluindo, guardadas as devidas distâncias, a qualidade. É que esta é bem capaz de ser a melhor história que Barreiros escreveu na última década.

2 comentários:

  1. É realmente um conto magnifico,como quase tudo o que ele escreve (e já agora o conto também do Ray Bradbury também), só pena que o João Barreiros não escreva mais.

    ResponderEliminar
  2. Escreve. Vai sair um conto dele na revista Bang! nº 10

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.