terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

E qual o efeito da acentuação da sílaba tónica?

E qual o efeito da acentuação diferenciada da sílaba tónica, alguém sabe? Sabem de que palavras falo? Falo daqueles casos de dupla grafia gerados por a sílaba tónica aparecer acentuada com acento circunflexo no Brasil e agudo na restante lusofonia. Casos como Antônio/António, tônico/tónico, abstêmio/abstémio, etc.

Pois bem: eu, graças à tal tabelinha excel, sei.

São ao todo 2426. Isto corresponde a uma fração significativa de todo o Vocabulário da Mudança (36,9%) e é aqui que se concentra a vasta maioria das diferenças ortográficas que o AO90 não resolveu. Estas 2426 palavras são 61,8% de todas as 3924 duplas grafias que o VdM diz permanecerem na nova ortografia. Ou seja: é este o principal problema que ficou por resolver, e o mais certo será acabar por ser resolvido através da supressão pura e simples desses acentos, conforme era advogado no acordo de 1986, que, apesar de não ter sido posto em prática, constituiu a base do de 1990.

Até sei quantas palavras têm diferença na vogal O e quantas a têm na vogal E, vejam bem. As que diferem por um ô/ó são 1665; as que diferem por um ê/é são 761.

Note-se que, na esmagadora maioria destes casos, não há qualquer diferença entre o modo de escrever com a nova ortografia e com as antigas. Apesar de aparecerem estas duplas grafias nas listas, na prática tudo fica como estava.

1 comentário:

  1. Não é necessário acabar com a acentuação para resolver a divergência António/Antônio. Escrevi um artigo especial em resposta a este blogue, mostrando como era possível acabar com essa divergência se os elaboradores do Acordo Ortográfico tivessem tido mais coragem. Por favor leia.
    http://pseudolinguista.blogspot.com/2013/11/antonio-vs-antonio-existe-solucao-sim.html

    Quem sabe conseguimos emplacar essa mudança num acordo ortográfico futuro.

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.