terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mudanças na Lâmpada

Durante os próximos dias vão encontrar mudanças aqui na Lâmpada Mágica e, mais que provavelmente, alguma instabilidade na aparência do blogue. O motivo é simples: quando o Blogger instituiu os seus novos templates baseados em widgets este blogue já tinha suficiente customização para não ser de ânimo leve que eu encararia a mudança para um template inteiramente novo, com todo o trabalho que isso implicaria. E além do mais, tudo funcionava, com mais truque ou menos truque, portanto deixei-o como estava.

Mas agora deixou de funcionar. Ou por outra, agora reparei que algures no passado houve uma coisa importante que deixou de funcionar: o acesso às páginas etiquetadas com uma determinada etiqueta. Dantes, embora clicando numa destas etiquetas que estão por baixo dos posts se fosse parar a uma página com um número limitado de posts (25, creio), podia-se clicar ali ao lado, na lista de etiquetas, e saltar-se-ia para uma página longa, com até 400 posts etiquetados da mesma forma. Mas agora já não. O Blogger, não sei quando, fez uma alteração qualquer que fez com que esse truque deixasse de funcionar, o que tem como consequência prática que todas as páginas mais antigas, etiquetadas com etiquetas muito usadas, ficaram inacessíveis por essa via. Continuam acessíveis via arquivos gerais, mas é só. E ter acesso a elas através das etiquetas é-me muito útil, por vários motivos.

Portanto vou ter de mudar para um template novo. Com pena de perder as minhas velhas caixinhas azuis, que há tanto tempo me acompanham, e acima de tudo irritado porque o Blogger conseguiu transformar um sistema simples, com o qual bastava saber HTML e algum CSS para criar um template personalizado com bom aspeto e funcional, numa imensa confusão de widgets e códigos estapafúrdios, com muito poucos pés e cabeça que se vejam, e uma interface incompleta e ineficiente que só dá para mudar algumas coisas. Porra para o Blogger.

Mas lá terá que ser. As mudanças, por aqui, começam ainda hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.