quinta-feira, 21 de março de 2013

Mememos, leitores!

Vi isto na Viagem a Andrómeda e achei engraçado: um meme/post em cadeia sobre leituras fantásticas, com uma série de perguntas sobre as leituras de cada um nos três ramos tradicionais do fantástico. Cá vão as minhas respostas:

Ficção Científica
  • O último livro de ficção científica que li foi: Se Acordar Antes de Morrer, de João Barreiros
  • O livro de ficção científica que estou atualmente a ler é: Accelerando, de Charles Stross. E estou a ler mais dois livros que não serão de ficção científica mas que são com FC. Duas antologias: Nebula Awards Showcase 2009 e Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa
  • O próximo livro de ficção científica que irei ler será: Em princípio, A Boneca do Destino, do Clifford D. Simak
  • O último livro de ficção científica cuja leitura não concluí foi: Que me lembre, nenhum.
  • E porquê?: Nunca deixo os livros a meio.
  • O último livro de ficção científica que recomendei a um amigo foi: Não me lembro, até porque não costumo fazer recomendações de livros; digo às pessoas se gostei ou não — e as opiniões que aqui deixo no blogue são muito isso — e deixo que sejam elas a decidir se confiam o suficiente no meu gosto para encarar aquilo de que gosto como uma recomendação.
  • O último livro de ficção científica que me recomendaram foi: Não me lembro bem, mas acho que foi uma coisa do Peter Watts (Gostaste? Não sei; ainda não o li)
  • O meu livro de ficção científica preferido é: Ih, pá, há tantos! Mas se calhar é Os Despojados, da Ursula K. Le Guin
  • Um(a) autor(a) de ficção científica subvalorizado(a): John Brunner.
  • Subgénero preferido da ficção científica: A boa? Não pode ser? Então não sei.
Fantasia
  • O último livro de fantasia que li foi: Pequenos Mistérios, do Bruce Holland Rogers.
  • O livro de fantasia que estou atualmente a ler é: Nenhum. Mas as duas antologias que mencionei na FC também têm fantasia.
  • O próximo livro de fantasia que irei ler será: A minha próxima tradução, provavelmente. Até porque não tenho muita fantasia na lista de próximas leituras.
  • O último livro de fantasia cuja leitura não concluí foi: Ver acima.
  • E porquê?: Ver acima.
  • O último livro de fantasia que recomendei a um amigo foi: Ver acima.
  • O último livro de fantasia que me recomendaram foi: Não me lembro da última vez que alguém me recomendou fantasia. Provavelmente foi Martin. Sim, há esses anos todos. (Gostaste? Do Martin? Oh, sim.)
  • O meu livro de fantasia preferido é: A Storm of Swords, do Martin. Muito em especial a segunda parte, aquela que em Portugal recebeu o título de A Glória dos Traidores.
  • Um(a) autor(a) de fantasia subvalorizado(a): Todos aqueles autores que escrevem fantasia e passam debaixo do radar do pessoal ligado ao género porque a fantasia que escrevem é mais influenciada pelo realismo mágico e outras tendências próximas ao mainstream literário do que à Alta Fantasia que se costuma identificar erroneamente com o género.
  • Subgénero preferido da fantasia: Ver acima.
Horror (pouco ligo a horror, mas...)
  • O último livro de horror que li foi: Julieta, do Pinheiro Chagas.
  • O livro de horror que estou atualmente a ler é: Contos Assombrosos, de Steven Bauer (ugh!)
  • O próximo livro de horror que irei ler será: Histórias Fantasmagóricas do Hugo Rocha. Em princípio.
  • O último livro de horror cuja leitura não concluí foi: Ver acima.
  • E porquê?: Ver acima.
  • O último livro de horror que recomendei a um amigo foi: Ver acima.
  • O último livro de horror que me recomendaram foi: Acho que foi alguma coisa do Lovecraft. (Gostaste? Não. Detesto Lovecraft.)
  • O meu livro de horror preferido é: A Canção de Kali, de Dan Simmons.
  • Um(a) autor(a) de horror subvalorizado(a): Não me parece que esteja suficientemente por dentro do que se faz em horror para responder a esta.
  • Subgénero preferido da horror: Ver acima.
E pronto, é isto. Não querem responder também vocês?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.