domingo, 14 de abril de 2013

Lido: Contos Assombrosos

Contos Assombrosos (bib.) é uma antologia de novelizações de episódios de uma série de televisão criada por Steven Spielberg, intitulada Amazing Stories, que foi para o ar entre 1985 e 1987. Parece ter passado na TV portuguesa, mas sinceramente não me lembro dela; se o fez, passou-me despercebida. Ao longo das suas duas temporadas, a série somou um total de 45 episódios, e neste volume estão novelizados 11 desses episódios.

São, portanto, onze contos, todos praticamente do mesmo tamanho, genericamente de horror ou de algo próximo, e todos adaptados por Steven Bauer a partir de histórias originais de uma variedade de autores, incluindo o próprio Spielberg. O resultado está muito longe de ser famoso, mesmo para o nível habitualmente fraco das novelizações. Vários destes contos são apressados, com uma transposição demasiado direta de argumento para algo de semelhante a literatura e outros, embora funcionem melhor, nunca chegariam a ultrapassar a mediania mesmo se não tivessem sido sabotados por uma das piores traduções com que me deparei até hoje. Mas foram. O que é ingrato, pois deixa no ar a dúvida sobre qual a principal origem de tão pouca qualidade: será a tradutora? Será Steven Bauer? Serão as histórias propriamente ditas, que raramente se escapam ao cliché?

Seja como for, não há volta a dar-lhe: este é um mau livro, por vezes péssimo, por vezes ridículo devido em boa medida às trapalhadas da tradução, que só a espaços consegue erguer-se um pouco do chão. Um pouco apenas.

Eis o que achei de cada uma das histórias:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.