domingo, 28 de julho de 2013

Lido: O Guarda-Vestidos de Porta de Espelho

O Guarda-Vestidos de Porta de Espelho (bibliografia) é uma noveleta de horror de Hugo Rocha que recupera um tema já bastante batido: o espelho encantado (ou, no caso, amaldiçoado) que não se limita a refletir aquilo que deve. Trá-lo para Portugal, é certo, e aí reside a novidade, mas de resto o enredo é previsível, ainda que não deixe de estar bem construído. Contado na primeira pessoa por um homem bem integrado na sociedade conservadora do tempo, que começa empregado e acaba promovido a gerente de uma casa comercial, a história descreve cerca de ano e meio da sua vida, entre o momento em que a promoção lhe permite pedir casamento à mulher que vinha cortejando e o desenlace adequadamente trágico da trama. Os dois ficam noivos, os dois procuram casa, depois procuram mobília, encontram-na e é aqui que surge o tal guarda-vestidos de porta de espelho, cujo espelho faz das suas e vai provocar todo o drama. Não convém revelar muito mais do que isto, portanto calo-me. Acrescento apenas que não gostei muito desta noveleta, não só pela previsibilidade do seu enredo, como também (ou se calhar principalmente) porque o estilo literário de Rocha não me agradou por aí além. Se por um lado mostra um vocabulário vasto e interessante, o que é bom, por outro tem um estilo de tal forma enovelado, enrodilhado, com vírgulas por todo o lado, que torna a leitura algo penosa. O que é mau.

3 comentários:

  1. Boa noite. Onde posso encontrar este ebook? No DN já não se consegue pois devem ter eliminado os livros que publicaram. Existe outra página onde se possa fazer o download? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, suponho que este comentário se refira a um dos ebooks do DN, não a esta noveleta do Hugo Rocha. Infelizmente, não sei dizer. Como descarreguei os ebooks logo na época, não os voltei a procurar, e não sei se eles ainda estão disponíveis em algum sítio.

      É questão de procurar. Há várias bibliotecas digitais e compilações de links espalhadas pela web, e até pode ser que também haja algum torrent, algures (o que não sei se seria legal, apesar de os ebooks terem sido gratuitos). Mas não sei.

      Eliminar
  2. Agradeço a sua resposta. No site do DN já não há nada disponível, com muita pena minha. Quanto ao livro do Hugo Rocha tenho uma edição de 1969 em capa dura e sem imagens, ao estilo "antigo". Abraço.

    ResponderEliminar