domingo, 18 de maio de 2014

Lido: Depois

Depois é um conto curto de Guy de Maupassant sobre uma trajetória de vida. Trata-se, no fundamental, de um estudo de personagem, de uma visita ao funcionamento interno de uma personalidade, àquilo que nessa personalidade leva às escolhas que se fazem ao longo da vida e às consequências que essas escolhas têm. Maupassant descreve-nos, por intermédio de uma conversa, os motivos que levam alguém a optar pela vida monástica. Curiosamente, ou talvez não, deus não tem grande relevância. Os motivos são outros.

Maupassant era um grande escritor e este é mais um dos seus bons contos. Mesmo não tendo eu grande interesse pessoal pelo tema, a sua concretização tem tudo no lugar certo. Uma das definições possíveis de grande escritor é alguém capaz de tornar interessante o desinteressante. Para mim, é o que acontece com este conto.

Conto anterior deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.