quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Ken Hinckley

Ken Hinckley está presente nesta antologia com dois contos.

The Ostracons of Europa é uma história de ficção científica hard sobre a descoberta de vida inteligente nos oceanos de Europa, a lua de Júpiter. Muito curto, talvez até demasiado (é um dos contos publicados na Nature, que exige histórias muito curtas), o conto procura ser profundo e tenso mas creio que em boa medida falha tanto numa coisa como na outra. É um conto demasiado ambicioso para tão pouco espaço, e faz-me lembrar demasiado outras histórias lidas anteriormente.

The Totem of Curtained Minds é também um conto de ficção científica, ainda que bem menos hard, ambientado em grande medida numa prisão e protagonizado por um criminoso condenado (corretamente) a prisão perpétua, que aproveita uma abordagem ao tempo desenvolvida por um seu companheiro de cativeiro, baseada na natureza da luz, para partir para um futuro longínquo em que a prisão já não existe. Executando uma fuga, portanto. Não uma fuga convencional, pelo espaço, mas uma peculiar fuga através do tempo. Esta história, bem mais extensa que a primeira, é também bastante melhor, julgo eu, ainda que os leitores que gostam das suas FC solidamente plantadas na plausibilidade científica tenham uma grande probabilidade de lhe torcer o nariz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.