terça-feira, 18 de agosto de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Sean Eads

Sean Eads é outro autor presente nesta antologia com um único texto, intitulado no seu caso

The Seer. Trata-se de um conto de ficção científica pós-apocalíptica em que o apocalipse não foi causado pelo homem ou por forças mais ou menos sobrenaturais, como é hábito, mas por uma invasão alienígena. Passa-se bastante depois da invasão (e da vitória sobre os ETs), num planeta em que a cultura dominante regrediu a hábitos razoavelmente tribais. O protagonista é um Vidente, uma espécie de líder em parte político, em parte religioso, em parte militar, que no entanto duvida de si próprio, não só por ser, de longe, o mais novo membro do conselho de videntes, mas porque sempre mentiu quanto a visões que nunca teve, até começar a tê-las... e elas não serem nada parecidas às que todos os outros — e ele próprio — dizem ter.

O conto tem uma ótima ideia base e tanto sumo que só isso basta para o tornar interessante, embora deixe algo a desejar no que toca à concretização. É uma história bastante profunda sob a camada superficial de FC militar. Se tivesse sido mais bem concretizada seria uma história excelente. Assim, não chega lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.