terça-feira, 4 de agosto de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Jennifer Campbell-Hicks

Jennifer Campbell-Hicks está presente na antologia com dois contos, um muito curto, o outro mais extenso

30 Pounds of Human Tissue é uma ternurenta historinha de ficção científica cujo protagonista é um robô encarregado da pilotagem de cápsulas de transporte de resíduos perigosos de uma estação espacial até à Terra que um belo dia descobre, com aquilo que nas suas entranhas mecânicas passa por surpresa, uma muidinha enfiada na cápsula — que não foi concebida e não está preparada para transportar gente, em especial gente viva — a perguntar pela mamã. Não será nada de superlativo, até porque o conto é muito curto, mas é uma boa história, que funciona bastante bem.

Catcha Fallen Star é outra história de ficção científica, esta em cenário distópico, num mundo (uma Terra futura, talvez?) assolado por periódicas quedas de meteoritos e por isso sujeito a recolher obrigatório quando elas acontecem. O protagonista é um guarda que encontra um miúdo a violar o recolher obrigatório e assume a responsabilidade de o tentar apanhar e pôr em segurança no subsolo, quer ele queira (não quer), quer não queira (não quer mesmo!). Segue-se uma caça ao miúdo. E o conto poderia ficar-se por aí, e talvez já fosse interessante, mas não fica; é algo mais profundo do que isso. Apesar da implausibilidade do cenário, portanto, este é também um bom conto, com personagens sólidas, que acabam até por desenvolver uma relação curiosa, e diálogos francamente bons. É dos tais contos que até poderiam dar romances interessantes, caso fossem expandidos.

Jennifer Campbell-Hicks é mais uma boa surpresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.