terça-feira, 15 de setembro de 2015

Lido: O Coração Revelador

O Coração Revelador (bibliografia) é um conto curto de Edgar Allan Poe que consiste basicamente de um depoimento. Algo híbrido entre o policial e o horror, o conto, escrito em primeira pessoa, conta o modo e o motivo (ou a ausência de) como e porque o narrador assassinou um homem que vivia com ele e o que depois fez ao cadáver. À evidente loucura dos atos, o narrador contrapõe veementes afirmações de sanidade, procurando por todos os meios convencer dela o leitor.

Este conto pertence a uma segunda linha dos contos de Poe. Não é dos mais (re)conhecidos nem dos mais seminais, mas também está longe de ser dos mais obscuros. É geralmente visto como um dos seus melhores contos, julgo que principalmente devido ao uso que Poe nele faz de um narrador não confiável. Mas eu confesso que não gosto muito do conto, embora reconheça que essa técnica literária do narrador não confiável está, de facto, muito bem usada nele. O problema é que me parece que o conto se resume a ela, que pouco passa de exercício de estilo. E isso não me basta. Peculiaridades de gosto? Provavelmente, sim.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.