sábado, 12 de setembro de 2015

Lido: O Poço e o Pêndulo

O Poço e o Pêndulo (bibliografia) é um magnífico (quase magnífico, melhor dizendo) conto de horror de Edgar Allan Poe que... hm... que eu já tinha lido com toda a certeza. Ora deixa lá ver se a leitura prévia deu azo opinião.

Deu, claro que deu. Está aqui. E concordo integralmente com o tipo que a escreveu, o Jorge Candeias de há cinco anos: a única parte insatisfatória deste conto é o fim. Acrescento apenas uma coisa que me ocorreu durante esta leitura mas, aparentemente, não durante a de 2010: não é só em filmes de horror e de suspense que se encontram sucedâneos mais ou menos diretos deste conto; é também em jogos de computador. Quando agora li o conto ocorreu-me que tanto o pêndulo como o poço têm tudo a ver com as armadilhas mortais que se encontram em jogos tão antigos como o Prince of Persia, entre outros.

Este conto deixou uma gigantesca pegada em várias formas de arte e entretenimento. Basta isso para ser obrigatório tirar-se-lhe o chapéu.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.