sábado, 5 de dezembro de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Francis Knight

Francis Knight é mais um dos autores presentes na antologia com um excerto de romance que, no seu caso, tem de título

Fade to Black. Trata-se de um romance de algo que poderia ser caracterizado como fantasia noir. Ambientado numa cidade que parece construída em cima de si própria, estendendo-se verticalmente entre as zonas ricas, no topo, à luz, e as partes pobres, sujas e (mortalmente) poluídas nas profundezas, uma cidade muito bem caracterizada, muito sólida, cheia de textura, a fazer lembrar um pouco os ambientes de China Miéville, tem como protagonista uma espécie de detetive privado mágico, com o típico cinismo e desprezo pelas regras dos private eyes do policial negro, mas com poderes. Alguns.

Tudo muito bem escrito, muito bem descrito, muito credível. Este foi um excerto que me deixou decididamente a querer mais. O livro completo pode não sustentar até ao fim a qualidade aqui patente, pode não ser tão bom como aparenta, pode até ter defeitos graves que só se revelam no resto. Mas se for tudo como estas páginas indicam podemos estar perante um ótimo livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.