terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Lido: Veniss Underground

Veniss Underground é um romance de Jeff VanderMeer que mistura a ficção científica com outros géneros num todo mais coerente do que poderia parecer à primeira vista, o que, aliás, é timbre das ficções que têm vindo a receber o rótulo de "new weird." No breve extrato apresentado neste livrinho, duas das personagens do livro, uma das quais é o seu protagonista, descem às vastas profundezas da cidade de Veniss por meios muito pouco convencionais. E apesar da extrema brevidade, o extrato tem pleno sucesso em despertar curiosidade pelo romance completo, pois consegue mostrar lugares estranhos descritos com mestria e personagens que, não sendo descritas de uma forma tão eficaz (supondo-se que o terão sido noutros pontos do livro), são no entanto também capazes de despertar interesse.

Sendo o objetivo deste livrinho despertar curiosidade pelas obras completas, há que reconhecer que aqui o sucesso é total.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.