sábado, 27 de fevereiro de 2016

Lido: A Porta no Muro

A Porta no Muro (bibliografia) é uma coletânea de H. G. Wells que reúne cinco contos datados originalmente da viragem do século XIX para o XX, e nos quais o fantástico predomina, ainda que a ficção científica também marque presença forte, inclusive com um conto muitíssimo interessante por se ambientar no mesmo universo ficcional da narrativa mais conhecida de toda a obra de Wells: A Guerra dos Mundos.

São em geral bons contos, bem escritos e bem concebidos. Para alguns leitores mais habituados ao Wells que melhor conhecemos, o grande percursor da ficção científica, pode ser algo surpreendente encontrar aqui uma faceta da sua obra que não corresponde a essa imagem. Mas a meu ver é uma surpresa boa. Um autor só sobe no meu apreço quando se revela multifacetado, em especial se consegue desenvencilhar-se a contento dos problemas que cada faceta lhe coloca. É, claramente, o caso de Wells. Estes contos são bons mesmo que, por vezes, alguns se mostrem de certa forma previsíveis para um leitor moderno com alguma experiência na leitura de contos fantásticos, visto seguirem por caminhos muito trilhados nos cento e tal anos decorridos desde a sua conceção inicial.

Tirando essa ressalva, que é mais responsabilidade do tempo do que do autor destas prosas, não há aqui um único conto que falhe. E quando ao conjunto ainda se acrescenta uma introdução de Jorge Luis Borges, também ela interessante apesar de curta, o resultado é um belo livro.

Eis o que achei de cada um dos cinco contos:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.