domingo, 24 de julho de 2016

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Sabrina Vourvoulias

Sabrina Vourvoulias está presente nesta antologia com um só conto:

Collateral Memory. Trata-se de um conto de horror ambientado num país qualquer da América Latina, sob uma ditadura militar dirigida pela CIA. A ação centra-se numa brincadeira infantil, que reúne os filhos dos militares americanos destacados numa base no país e os filhos dos locais que trabalham na base, ou lá perto, e que mimetiza o que os pais fazem. As relações de poder, as violências, os espancamentos, os vencedores sistemáticos que fazem do mundo das crianças um microcosmos do mundo dos adultos. Com uma diferença: no das crianças há quem seja capaz de usar magia. E fá-lo para melhor se esconder, para, por uma vez, vencer.

É um conto fortíssimo, este, e bastante bem estruturado, em dois tempos interligados, o das crianças, no passado, e o presente, anos mais tarde, em que uma das protagonistas da história — a narradora — a relembra. Também é, portanto, um conto sobre a memória, as suas limitações e armadilhas. Um conto carregadinho de sumo. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.