domingo, 17 de julho de 2016

Lido: Irmãozinho e Irmãzinha

Irmãozinho e Irmãzinha é um conto dos Irmãos Grimm que pode servir de paradigma para o motivo de se encararem estes contos como contos dos Grimm e não simplesmente como contos tradicionais. É que, apesar de a maior parte dos autores das recolhas pré-científicas destas histórias tenham feito retoques aos textos a fim de os tornar literariamente mais palatáveis, o que faz com que esses autores de recolhas sejam também até certo ponto autores dos próprios textos, raros o fizeram tanto como os Grimm. Assumidamente. Este conto, por exemplo, é resultado da fusão de dois contos diferentes, considerados complementares, e isto vem dito na própria nota que os irmãos lhe anexaram.

Trata-se de um conto de fadas bastante típico, com a sua bruxa/madrasta má, que de tão maligna faz com que os dois irmãos do título fujam para a floresta, depois consegue com os seus bruxedos transformar o irmão num veado, mas tudo acaba em bem, como não podia deixar de ser. Um conto que seria ternurento se a bruxa má não tivesse acabado morta numa fogueira e a filha, igualmente má e ainda por cima feia, abandonada na floresta e aí devorada por animais selvagens.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.