terça-feira, 12 de julho de 2016

Lido: Veio... Novamente

Veio... Novamente (bibliografia) é um conto de ficção científica ufológica de Jorge Luiz Calife. E é um conto arriscado: quando se pega em clichés da forma determinada e abundante com que Calife lhes pega está-se a correr riscos significativos. Encontramos aqui vários clichés, mas o mais importante, porque central para a história, é o do estranho meteoro que se despenha nas imediações de uma casa isolada e que a isola ainda mais ao cortar as comunicações, que vimos já em tantas obras, incluindo obras tão significativas, tão seminais, como A Guerra dos Mundos de Wells. Também encontramos uma referência óbvia a The Body Snatchers, de Finney, longe de ser tão relevante enquanto literatura, mas igualmente seminal devido às suas adaptações para o cinema. Mas o mais curioso aqui é que Calife pega nos clichés para estabelecer um determinado ambiente criado precisamente pelas referências que eles trazem à memória, mas depois dá-lhes a volta, acabando por criar uma história com mais de E.T., o Extraterrestre, do que de Guerra dos Mundos.

Este não é um conto perfeito, pois existem nele duas ou três incongruências que deveriam ter sido anuladas, mas é um bom conto em grande medida devido à prestidigitação que o autor faz com alguns dos clichés mais comuns da ficção científica. E do horror.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.