domingo, 28 de agosto de 2016

Lido: Contos Fantasia

Contos Fantasia (bibliografia), mais uma das pequenas antologias publicadas há uns anos pela Rosto e distribuídas com o DN e o JN, é, para não variar, um tiro levemente ao lado. Prometendo contos de fantasia, o que entrega é um conto que realmente é de fantasia, embora nada tenha a ver com o tipo de fantasia mais em voga nos dias que correm, antes se aproximando de temas e abordagens que hoje costumam agrupar-se sob a designação de realismo mágico, e um conto de... história alternativa.

É quase uma constante nestas antologias raramente entregarem exatamente aquilo que os títulos prometem. Há algumas exceções, mas não são muitas. Isso tende a diminuí-las porque, não havendo — deliberadamente — uma unidade temática entre os contos, uma forma de a compilação ser mais que uma mera soma de partes seria havendo uma estruturação forte em torno de cada género ou tipo de história. Mas o anónimo compilador não parece ter pensado nisso, ou se pensou decidiu fazer o contrário: usar o género como orientação bastante vaga e incluir histórias muitas vezes periféricas a esse género.

A sorte é que essas histórias são com frequência boas ou muito boas. É o que acontece aqui: estamos perante uma compilação acima do razoável porque ambos os contos que a compõem são bons.

Eis o que achei deles:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário