FC portuguesa online

Esta é uma lista de locais onde é possível encontrar online obras portuguesas de ficção científica (sobretudo) e fantástico. Foi elaborada como complemento e auxílio ao projeto Leiturtugas. Pretende ser o mais completa possível, e inclui todos os locais que me foi possível encontrar, mas pode-me ter escapado algum. Se assim foi, agradeço todas as informações que permitam completá-la. A ordem é alfabética.

Não foi feita nenhuma seleção de qualidade: essa tarefa é deixada aos eventuais leitores.

Para ler alguns destes formatos é necessário um leitor de ebooks. Pessoalmente, uso e recomendo o Calibre, o Acrobat Reader e o Foxit Reader em PC e o Adobe Acrobat e o Moon+ Reader em Android, mas existem muitos outros.

A Lâmpada Mágica
Aqui mesmo existe alguma FC e histórias de outros géneros. Quase todas bastante curtas e todas menos uma de autoria do dono do blogue, o tal Jorge Candeias. Estão reunidas sob a etiqueta ficções. Formato: HTML.

André Consciência
A conta de André Consciência no Issuu tem disponíveis duas dezenas de publicações que parecem genericamente incluídas na cultura gótica, incluindo quase todos os números do fanzine Abismo Humano e uma coleção de livros de poesia. No fanzine foram publicados alguns contos, embora não em todos os números. Formato: leitor online (de PDFs).

Bang!
O site da revista Bang! tem uma secção de ficção com algum, por enquanto ainda pouco, material português, e uma outra secção, revistas Bang!, onde estão disponíveis os números anteriores das revistas, os quais geralmente incluem pelo menos um conto português de FC e fantástico. Formatos: HTML na secção de ficção e PDF com leitor online na das revistas Bang!

Correio do Fantástico
Este blogue tem uma secção de contos com apenas duas histórias de outros tantos autores, julgo que ambas de fantasia. Também tem uma secção dedicada ao "jornal Conto Fantástico", mas por aí não é possível chegar às duas edições publicadas, ambas com contos portugueses. Para lhes chegar há que usar a caixa de pesquisa e procurar por "Conto Fantástico". Formatos: HTML para os contos avulso, PDF para os dois números do fanzine.

Dagon
O fanzine Dagon publicou FC e fantástico portugueses julgo que em todos os números. Estes estão quase todos disponíveis no seu site. Formato: PDF.

Das Palavras o Espaço
O blogue do João Ventura tem muitas pequenas histórias (embora algumas já não sejam assim tão pequenas), a maioria pertencente àquele fantástico cheio de humor que ele gosta de escrever, muitas vezes insólitas, por vezes a roçar ou a mergulhar na FC. Formato: HTML.

E-nigma
Contos e noveletas de ficção científica e fantástico distribuídos por duas secções: ficção e antologias. Nem tudo é português mas, na ficção, a nacionalidade dos autores está identificada. Formatos: HTML e PDF.

Fantasy & Co.
Contos, muitos deles muito curtos, de ficção científica e fantástico. Parece haver bastante mais fantasia e outras coisas do que FC, mas há tags a identificar os géneros em todas as páginas, incluindo a inicial. Formatos: HTML, EPUB, MOBI e PDF.

Fénix Fanzine
Este blogue funcionou como centro nevrálgico de uma série de antologias temáticas, com cinco números projetados mas dos quais só parecem ter sido publicados três. Há ligações para os números publicados, mas é necessário procurá-las. Formatos: EPUB, MOBI e PDF.

Ficções Phantasticas
Este blogue funcionou como centro nevrálgico de uma série de antologias, com três números publicados. Só um deles é potencialmente gratuito, sendo os outros pagos. Formatos: vários.

Hyperdrivezine
Um fanzine de FC, dedicado sobretudo aos contos, encontra-se ainda disponível através da página a ele dedicada no efanzines.com. Formato: HTML.

Infinitamente Improvável
A proposta Infinitamente Improvável foi publicar, sob licença Creative Commons, histórias de vários géneros que fossem altamente improváveis. Existe alguma FC fronteiriça e existem também histórias de outros géneros fantásticos. Formatos: HTML para as histórias individuais; EPUB, MOBI e PDF para a antologia que as reúne a todas, acessível pelo separador Ebooks.

Miguel Vale de Almeida
Um dos vencedores do Prémio Caminho, o Miguel tem um site bastante completo com uma secção de ficção onde parece estar disponível toda a sua obra, constituída em grande parte por FC. Formato: PDF.

Nanozine
O Nanozine é um fanzine criado por um grupo de entusiastas do Nanowrimo e publicou ficção e não ficção dos mais variados géneros, incluindo FC e fantástico. No site há uma secção de edições digitais com ligações para os dois primeiros números mas essas ligações estão quebradas. Os dez números do zine, no entanto, continuam acessíveis, embora seja necessário procurá-los um a um. Formato: PDF.

Neolivros
Atualmente com alguns problemas no site, tem ebooks de vários géneros, incluindo alguma FC e fantástico. Formatos: EPUB e PDF.

Orion
O Orion é um fanzine de FC e fantástico em várias vertentes (texto, ilustração, BD, etc.) que está disponível para leitura e download na conta de Yampu do Sunmagic. Formatos: leitor online e PDF.

Projeto Adamastor
Embora o foco principal seja outro, o Adamastor tem no seu catálogo vários livros de FC e fantástico num site bem organizado e com o género de cada obra claramente identificado. Formatos: EPUB e MOBI.

Ricardo Lourenço
No seu google drive, o Ricardo compilou uma série de publicações distribuídas em formato eletrónico, algumas das quais já não parecem estar disponíveis de outra forma. Aconselha-se sempre que possível o acesso através dos sites específicos, até por uma questão de maior disponibilidade de formatos, mas em último caso este é um bom recurso. Formatos: PDF, sobretudo.

Simetria
O site da Simetria inclui uma secção de ficção que supostamente devia dividir-se entre webfiction e mini-contos, mas embora em tempos tenha havido conteúdo em ambas, hoje em dia só se encontram contos de FC e fantástico, portugueses e estrangeiros, na webfiction. Formato: HTML.

Smashwords
Este site internacional de publicação de ebooks é péssimo para quem procura apenas material em português porque não permite a pesquisa por língua. Há algum material português, de vários géneros, mas a única forma de o encontrar é através de buscas pelos nomes dos autores. Nem todo é gratuito. Formatos: vários.

Tecnofantasia
O site do Luís Filipe Silva tem uma secção de ficção onde foram publicados vários contos portugueses de ficção científica e de géneros próximos, bem como alguns não portugueses. Formato: HTML.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.