quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Perplexidades P2P

Há algum tempo que tenho o eMule instalado, embora só muito raramente o utilize dado que sou bastante contra a ideia de privar os criadores dos seus meios de subsistência por via da pirataria. Salvo no caso de certas empresas que se aproveitam de posições dominantes no mercado para agir de formas nada éticas. Se uma empresa não age eticamente comigo, não me sinto na obrigação de agir com ela de forma ética. Mas adiante: não é disso que quero aqui falar.

Quero falar é da perplexidade que me causou hoje quando, testando, fui à procura do meu nome na rede P2P do eMule e, surpresa, o encontrei. Não com o livro que publiquei em papel, mas sim com uma antologia que organizei, que publiquei em formato electrónico e que continua disponível gratuitamente para todos os que a queiram descarregar. Aqui.

O que levará alguém a gastar tempos infindos a descarregar via eMule "O Planeta das Traseiras"? Um ebook que está livremente disponível na internet à distância de um par de clicks e de um minuto ou dois? Decididamente, ultrapassa-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.