segunda-feira, 27 de julho de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Mark T. Barnes

Mark T. Barnes está presente com dois excertos de romances, muito semelhantes um ao outro, uma vez que fazem ambos parte da mesma série. Intitulam-se:

The Garden of Stones e The Obsidian Heart

Trata-se de fantasias ambientadas num mundo onde existem restos de construções e misteriosa maquinaria de antiquíssimas civilizações, o que traz à memória a célebre frase de Clarke sobre a tecnologia suficientemente avançada ser indistinguível da magia e levanta suspeitas sobre podermos estar perante uma ficção científica fortissimamente disfarçada. No entanto, se assim é, o disfarce é tão carregado que as suspeitas não conseguem ser mais que ténues. Pelo menos nestes excertos, a fantasia parece ser razoavelmente pura. E bastante banal, também, pois a escrita nunca ultrapassa a mera competência e o enredo obedece fielmente às características básicas da fantasia de inspiração feudal, com os seus heróis e vilões, reinos, nobres e mercenários, aventuras e maquinações.

Foram, pois, dois longos excertos que não me despertaram interesse quase nenhum pelos livros completos. Ou seja: não cumpriram a sua função.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.