segunda-feira, 14 de junho de 2004

Esquerda/direita aditivado

As análises que andam por aí esquecem sistematicamente os partidos pequenos, mas se calhar seria melhor não os esquecer, visto que eles existem e houve largos milhares de eleitores que lhes resolveram dar votos. A análise mais básica, a da divisão esquerda/direita, portanto, não pode resumir-se a PSD+PP vs. PS+CDU+BE. Tem de incluir o resto. Os fascistas, o MRPP, etc.

As contas aditivadas da divisão esquerda/direita (fora aqueles partidos que não faço ideia se são de esquerda ou de direita) ficam então assim:

Esquerda (PS+CDU+BE+MRPP+POUS): 2 027 165 votos (59.73%)
Direita (PSD+PP+PND+PPM+PNR): 1 186 195 votos (34.95%)
Não-faço-ideia (MD+MPT+PH+PDA): 45 808 votos (1.35%)

Entre estes últimos, o MD e o PDA cheiram-me a direita e o MPT e o PH cheiram-me a esquerda, mas como são odores suaves, ficam à parte.

Depois, houve ainda o Partido do Saramago (brancos), com 2,57% (87 178 votos, um bom resultado) e o Partido das Frases Célebres (nulos), com 1,39% (47 324 votos, podia ser melhor).

Em resumo: foi um ganda banho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.