sábado, 25 de junho de 2005

Lido

A Dança das Sombras, de Roberto de Sousa Causo The Year's Best Science Fiction, nº 16 Pois é: depois de escrever a entrada anterior, pus-me a ler e, como só faltava o último conto de A Dança das Sombras (Editorial Caminho, colecção Ficção Científica nº 189, 226 p., 1999), do brasileiro Roberto de Sousa Causo, rapidamente acabei o livro.

Trata-se, como já terão compreendido, de uma colectânea de 13 contos e, como sempre acontece nas colectâneas, uns são melhores que outros. Em geral fica a ideia de um texto razoavelmente cuidado mas frio e de bastante falta de originalidade, com muitos dos contos a limitar-se a revisitações de velhos clichés e a pastiches. Apesar da colecção onde o livro se integra se chamar "ficção científica", ele tem pouco de FC, andando mais por territórios do horror e do fantástico, o que não é, obviamente, nem qualidade nem defeito.

Para substituir o livro do Causo, saltou para a pilha de leituras a Sixteenth Annual Collection - The Year's Best Science Fiction (St. Martin's Griffin, 1999), compilada pelo antigo editor da Asimov's Gardner Dozois. São mais de 600 páginas de grande formato, de modo que é livro que me acompanhará por algum tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.