sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Lido: Citações

Citações é mais um texto de José Alberto Braga de que se pode dizer que consta basicamente de uma lista. Esta, no entanto, é mais elaborada do que é hábito... e tem também algo de fantástico, não só na ideia em si, como parcialmente na concretização.

Trata-se, segundo o próprio autor explica, de "citações" (eis o título) que terá conseguido através da "psicografia de alguns autores famosos", a saber: Ivan Pavlov, Sigmund Freud, T. S. Elliot, Dostoievski e Franz Kafka. Só que as citações são, além de obviamente falsas (daã!), piadéticas, consistindo basicamente de uma série de trocadilhos que Braga arranja além das ideias e da obra destes autores... ou pelo menos daquilo que dessas ideias e obra extravasou para o imaginário popular.

O resultado tem algum interesse, mas teria bastante mais se tivesse havido um esforço para incutir alguma subtileza na ideia. Estas coisas funcionam tanto melhor quanto mais de mansinho o humor for introduzido em textos em aparência seriíssimos. Mas esse esforço não existiu, e portanto as cinco "citações" de Braga têm muito pouca piada. É pena.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.