terça-feira, 31 de março de 2015

Lido: Esparguete à Carbonária

Esparguete à Carbonária (bibliografia) é um pequeno e muito disparatado conto curto de Alexandre Vieira, que nos apresenta uma reunião de um grupelho de "carbonários" de caricatura que, entre máscaras e arroubos tonitruantes sobre "a causa," vão obedecendo cegamente às paranoias de um líder doido varrido e...

E quê? Para lá da caricatura, da tentativa frustrada de ter graça, numa espécie de humor entre o apatetado e o macabro, que nem sequer começa a despertar em quem o lê (ou em mim, pelo menos) o mais ténue dos sorrisos, o que é que este contículo contém?

Rigorosamente nada.

Ainda por cima, a obediência deste conto ao tema do livro é apenas questão de interpretação. Sim, há monarquia, sim, os "carbonários" reúnem-se secretamente para "lutar" pelos ideais republicanos (será?), mas não há qualquer indicação de época. Só por imaginação se pode ver aqui história alternativa; é igualmente provável que se trate de um conto passado algures em Lisboa em pleno século XIX.

Enfim.

O melhor que se pode dizer dele é que não violenta lá muito a língua portuguesa, porque de resto...

Muito, muito mauzinho.

Contos anteriores deste livro:

2 comentários:

  1. Concordo perfeitamente consigo! É do pior que já li na minha vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gostei mesmo do conto. Em compensação, gostei imenso do comentário.

      Parabéns pela fina ironia.

      Eliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.