terça-feira, 18 de outubro de 2005

Google, blogs e RSS

Hoje estou muito tecnológico, eu sei, mas tenho de dizer isto.

O serviço Blog Search do Google é um serviço interessante... até ser conjugado com um leitor de feeds (RSS ou Atom). A partir desse momento, passa a ser inestimável.

Para quem não conhece, eu esboço uma explicação. Os feeds são conteúdos codificados de uma maneira especial, chamada XML (eXtended Markup Language), que são gerados automaticamente pela maioria do software de blogging e também por outros gestores de conteúdos. Não têm grande utilidade imediata, mas através de outros tipos de software, os agregadores de RSS, permitem fazer uma série de coisas. O mais comum é servirem para entregar comodamente ao utilizador, assim que sejam publicados, os conteúdos dos sites (blogues e outros) que publicam feeds, sem que esses utilizadores sejam forçados a ir de facto aos sites verificar o que há de novo e se há alguma coisa de novo.

Ou seja, desde que instalei o agregador em vez de perder uma hora por dia a verificar um a um todos os blogues na minha lista de favoritos, ponho o agregador a verificar as novidades e depois gasto alguns minutos a passar os olhos por elas e só vou aos blogues quando e se há alguma coisa que me interessa mesmo. Mantenho-os debaixo de olho, mas gasto com eles muito menos tempo. A eficiência é muito maior. E quem diz blogues diz fóruns, sites noticiosos, etc.

O reverso da medalha é que passei a frequentar muito menos aqueles blogues que optaram por não publicar um feed ou que não têm o feed funcional. Alguns dos blogues que tenho linkados ali à esquerda são desses. Pouco tenho seguido o blogue do Miguel Vale de Almeida ultimamente, por exemplo. Ou o do Cachapa. Ou até o do Luís Filipe Silva.

E agora, surge o Blog Search. O Blog Search, à primeira vista, parece apenas um serviço de busca destinado a blogues, mas aqueles links que tem na parte de baixo da página transformam-no em muito mais do que isso. Porque o Blog Search permite assinar um feed personalizado com qualquer busca que se pretenda fazer, ou seja, permite que eu, aqui em casa, saiba quase no mesmo momento quem e onde publicou o quê sobre qualquer assunto que me interesse, mesmo em blogues cuja existência ignorava por completo. Basta escolher bem os termos da busca, organizá-los não por relevância (o Google tem umas manias com a relevância e perde-se muita coisa) mas sim por data de publicação, escolher poucos ou muitos resultados e assinar o feed.

Eu tenho assinados feeds sobre ficção científica, science fiction e "literatura fantástica", e sei desde já que este post aparecerá dentro de muito pouco tempo em todos eles. Este e todos os outros posts que se façam por essa blogosfera fora sobre o assunto. Tenho descoberto coisas e blogues interessantíssimos, assim.

Mas lá está: o Luís bem pode escrever e escrever e escrever, que como não publica o feed o Blog Search não o detecta. Mete RSS nesse Tecnofantasia, pá. A malta agradece!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.