Pois, é uma grande interrogação.
Entre quem se move mais ou menos por ela, seja como leitor, seja como produtor, mas não faz parte dos círculos académicos - ou seja, entre gente como eu -, tende-se a utilizar o termo "fantástico" como uma espécie de toldo genérico no qual cabem todos os géneros e subgéneros que lidam primariamente com o imaginário: a ficção científica, a fantasia, o maravilhoso, o realismo mágico, até o surrealismo, etc. No entanto, para a academia o termo tem um significado bem diferente, referindo-se a um tipo muito específico do "nosso" fantástico.
Se tiverem interesse em saber um pouco mais sobre o assunto, podem por exemplo dar uma vista de olhos a este post de um blog brasileiro que acabei de descobrir chamado "O Fantástico Mundo da Literatura".
BlogSearch rula!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.