Em geral, tenho procurado ser abrangente. Ou seja, tenho normalmente usado um critério que se pode resumir como "na dúvida, sim". Se tenho dúvidas sobre se a obra x é FC, incluo-a. Se tenho dúvidas sobre se o artigo tal tem de alguma forma a ver com literatura, incluo-o. A inclusão acontece, portanto, não só quando aquilo que me surge é declaradamente sobre ficção científica literária, mas também quando apenas roça a FC literária.
Só que às vezes fico até na dúvida sobre a dúvida, por assim dizer. Uma fantasia steampunk, por exemplo, é FC ou não é? Roça a FC ou não? OK, chamam-lhe steampunk. Mas será que o é mesmo, ou não passará de uma história vitoriana com vampiros ou magia, sem nada que se assemelhe ainda que remotamente ao retrofuturismo que está na essência do steampunk? Nem sempre é fácil sabê-lo, e eu hesito. Muitas vezes resolvo estes problemas divulgando as primeiras menções à obra e ignorando as subsequentes. Resolvo entre aspas, porque isto na verdade não resolve nada.
Até porque provavelmente não há resolução possível.
Mas enfim, façamos os possíveis: quais são os critérios para incluir material no FC Literária?
- Estão escritos em português ou fazem referência a autores de língua portuguesa;
- Debruçam-se sobre obras literárias ou escritores de ficção científica, e entende-se aqui FC no sentido mais lato possível, conforme explicado acima;
- Referem-se a adaptações de obras literárias de FC para outros media;
- Eu dou com eles. Não posso divulgar aquilo que desconheço;
- São obras de ficção científica publicadas online
- Quando não tem declaradamente nada a ver com ficção científica ou com literatura;
- Quando não passa da repetição de uma nota de imprensa, ou de uma lista de lançamentos, já divulgadas anteriormente. Por vezes distraio-me e repito a divulgação, mas tento evitá-lo. Estar a divulgar repetidamente as mesmas coisas torna-se chato, tanto para mim como para os leitores.
- Quando os sites não têm RSS. A sério. Ainda há por aí quem tenha sites sem RSS. Ora, como eu baseio a descoberta do material relevante nos feeds RSS, se estes não existem só darei com ele por mero acaso.
- Quando os donos dos sites impedem a cópia de um extrato para usar no scoop.it. Ou melhor: quando julgam que impedem, porque nada há de mais fácil do que copiar todo o material que se queira de páginas em HTML. Eu é que não estou para isso. Se és suficientemente ignorante para julgar que lá por impedires a seleção e a cópia de texto na página estás a proteger de alguma forma o teu texto de quem to quiser mesmo roubar, o mais certo é que não tenhas nada de interessante para dizer. Portanto deixo de te prestar atenção.
- Quando não há texto de onde retirar um extrato. O FC Literária é ferramenta para leitores; leitores precisam de texto.
- Quando o fulcro do texto é a polemicazinha à fandom. Não há paciência para essas coisas. Nem utilidade.
- Quando as coisas são extemporâneas. Se me aparece alguém a republicar apenas a sinopse comercial de algum livro lançado há mais de um ano, vou divulgar essa republicação para quê? Digam alguma coisa de vosso sobre o livro; assim valerá a pena.
Se é também o vosso caso, podem colaborar. Sugerindo conteúdo de dentro do scoop.it, por exemplo. Ou instalando um feed no vosso site se ele não o tiver (e estou a pensar em ti, ó Irmandade!). Ou informando-me de sites ou blogues que eu possa desconhecer. Ou deixando-vos de restrições inúteis à cópia de extratos.
E se fores o Google, deixando o Reader a funcionar!
Adenda: Quando escrevi isto esqueci-me de um critério bastante importante: não aparece material que seja disponibilizado em subredes fechadas. Nada de coisas escritas para fóruns, para o facebook ou para redes sociais literárias como o goodreads ou o skoob. Porque as redes fechadas estão a destruir a internet. Tão simples como isso.
Adenda à adenda: Mais um esquecimento, ainda mais tardio. Não aparece material que esteja publicado em sites com música automática. Porque pôr música automática em sites e blogues é pura vilania.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.