sexta-feira, 27 de junho de 2003

Este ARGOS e os outros (7)

Concluo hoje a olhadela ano a ano sobre as publicações onde foram publicados os textos candidatos a melhor ficção:

No ano passado, o ARGOS abriu-se à edição on-line o que, caso o prémio continue, pode bem vir a transformar-se num marco, vista a quantidade de textos digitais que fazem parte das listas deste ano. Mas no ano passado as coisas ainda não foram bem assim, e só a Oficina de Escritores e o E-nigma conseguiram levar textos seus a votação. Este último site, no entanto, com 5 indicações, foi uma das duas publicações mais profusamente indicadas, lado a lado com o Megalon, seguindo-se-lhes a revista Quark, com 4. Outro facto relevante deste ano foi o quase desaparecimento de antologias e colectâneas das listas de indicados, com Novelas, Espelhos e um Pouco de Choro (2 indicações) e As Sereias do Espaço (1 indicação) a "salvar a honra do convento". Mais uma vez, no entanto, o vencedor não saiu de nenhuma das publicações mais indicadas – foi um livro editado pela Ano-Luz. Nas posições secundárias é que, de facto, o número se transformou em prémio, com o E-nigma a arrecadar o segundo lugar e a Quark o terceiro.

Este ano, o regresso das grandes antologias trouxe um fenómeno chamado Como era Gostosa a Minha Alienígena!, que arrasou por completo a concorrência, com nada menos de 14 trabalhos indicados para o prémio (um deles impugnado), transformando esse livro, de uma penada, na segunda publicação com mais indicações, na soma dos 4 anos de prémio. A grande distância, mas ainda assim com um agradável número de 7 indicações, aparece o Megalon, seguindo-se-lhe o site da Intempol, com 5, e a Scarium, com 3. A lista inclui 10 outras publicações, das quais 3 são exclusivamente electrónicas, e das restantes poucas são as que não têm uma presença relevante na web. Quanto a vencedores, ficaremos à espera, e eu nem faço prognósticos nem dou opiniões.

Fim da parte dedicada à melhor ficção. A próxima parte já se irá debruçar sobre a categoria de melhor publicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.