quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Os livros que estão ali ao lado

Acabei a leitura de mais dois livros, que foram substituídos por outros dois. Um dos velhos, e que já estava há muito tempo em cima da minha mesa de cabeceira, é a colectânea Weirdmonger, de D. F. Lewis, com mais de 60 contos (em inglês, e num inglês muito elaborado, quase barroco às vezes. Não é livro para quem conheça mal a língua, e mesmo para quem a conhece bem não é um livro fácil. Apesar disso, gostei medianamente. Os contos do Lewis têm muita atmosfera, embora seja frequente não terem enredo suficiente para o meu gosto). O outro é a antologia A Viagem, organizada por Silvana de Menezes e António de Macedo (em geral bastante fraca, a mais fraca das antologias da Simetria, salvando-se dois ou três contos da mediocridade geral).Os novos são:

- Outras Histórias..., de Gerson Lodi-Ribeiro é, como vem aliás explícito na capa, uma colectânea de contos de ficção científica e história alternativa. São em número de 12, divididos em 6 secções (2 em cada secção, naturalmente), algo que é característico das colectâneas deste autor brasileiro. Edição da Caminho (1997), 251 páginas.
- Guerra Sempre, de Joe Haldeman, é a célebre "resposta" deste autor ao inenarrável romance Starship Troopers, de Heinlein. Célebre e bem sucedida, visto que lhe trouxe vários prémios. Edição da Europa-América (2004), 242 páginas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.