segunda-feira, 24 de março de 2014

Lido: O Mendigo Sexta-Feira Jogando no Mundial

O Mendigo Sexta-Feira Jogando no Mundial é um ternurento continho de Mia Couto sobre um mendigo, apelidado de Sexta-Feira, que se apresenta no hospital com dores verdadeiras, ao contrário das habituais dores inventadas que lhe costumam servir de pretexto para obter um pouco de calor humano. Ternurento, mas ao mesmo tempo duríssimo, pois as dores do mendigo são resultado de uma luta por aquilo que considera ser os seus direitos de utilizador do espaço público da sua cidade, uma luta à qual o futebol serve de pretexto e combustível. Claro que Sexta-Feira acaba derrotado, por isso a visita ao hospital. Mas ao mesmo tempo sai vitorioso pelo simples facto de ter lutado.

Do texto de Mia Couto já não vale a pena falar; é igual a si próprio. Mas neste conto é particularmente eficaz e contundente à sua maneira sinuosa. Muito bom.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.