sábado, 14 de junho de 2008

Espantoso

Espantoso é que de repente, literalmente de um dia para o outro, aqui a Lâmpada tenha saltado de uns pacatos 30-40 visitantes por dia para mais de 200, e ainda o dia não está no fim.

Fui ver o que se teria passado, se alguém influente teria feito alguma ligação para cá, mas não encontrei nada: o technorati continua na mesma, autoridade 15, whatever that is, ranking mais de 400 mil, o que é modesto, e o último link a ser o do Faraway, So Close! aqui de há dias.

Depois fui experimentar fazer uma pesquisa por "lâmpada mágica" no Google. E, tau, lá estava a Lâmpada em primeiro lugar. Porquê? Mistérios googlianos. Mas pelos vistos há por aí muita malta que anda à procura de lâmpadas mágicas e se sente com sorte ou clica no primeiro resultado que encontra.

Já houve duas ou três situações semelhantes de aumento súbito de visitas, mas nunca tinha chegado a números tão elevados. E eu tenho sentimentos dúbios a respeito destas "popularidades aditivadas". Por um lado, é sempre divertido emparelhar com os "grandes" (bem... com os médios) durante algum tempo. Mas por outro, toda esta malta que aparece assim caída de paraquedas não é realmente composta por leitores meus. Talvez alguns se tornem, dois ou três, mas a esmagadora maioria vem uma vez e vai-se embora para não voltar. Durante estes acessos de "popularidade" perco sempre a noção de quantos leitores realmente tenho.

Não que seja muito importante, se pensarmos bem. E também não que os números em alturas mais normais sejam propriamente graváveis em pedra: se houver por aí muita gente como eu, a maior parte dos posts lidos não são contabilizados nos medidores de acessos, porque são lidos via RSS e não através de visitas ao blog. Daí que eu pense nos tais 30-40 como um mínimo de leituras diárias e não como o número de leitores diários. De modo que a perturbação causada pelo salto acaba por ter bastante de irracional. Mas quem disse que eu era sempre racional?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.