segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Lido: A Marcha Sobre Lisboa

A Marcha Sobre Lisboa (bibliografia) é um conto de história alternativa de Octávio dos Santos, ambientado em 1933, ano em que, na história verdadeira, foi proclamada a constituição fascista que marca o início do período do Estado Novo embora não o da ditadura; essa já vinha desde 1926. Mas aqui não há ditadura: Portugal é um regime monárquico (o ponto de divergência estará, portanto, em algum ano até 1910) e o rei, D. Luís II, é benévolo. Aliás, é benévolo, corajoso e decidido, um exemplo a seguir por todos entre fanfarras heroicas. É uma tese comum entre os monárquicos: a de que uma monarquia poderia ter salvo Portugal da longa ditadura de Salazar, apontando para o que sucedeu na vizinha Espanha após a morte de Franco... mas geralmente esquecendo-se de que entre as nações do Eixo na Secunda Guerra Mundial só a Alemanha não era uma monarquia, tal como monarquias eram também as outras três nações europeias que se aliaram a alemães, italianos e japoneses: a Áustria, a Hungria e a Roménia. Santos não se esquece, mas quase: faz uma brevíssima menção a Vítor Emanuel, o último rei da Itália.

Em todo o caso, o conto, que relata uma tentativa de implantar uma ditadura em Portugal, liderada por Salazar e claramente inspirada na marcha sobre Roma de Mussolini, poderia ser interessante se não fossem duas coisas, que se interligam uma à outra: o tom de propaganda e o estilo. Aquele vê-se em duas ou três dissertações sobre a situação política e económica (isto e aquilo), infodumps que poderiam ser bem mais curtos se não servissem principalmente para exaltar as qualidades do regime monárquico, e sobretudo no tom exclamativo, exaltado e exaltante com que tudo o que rodeia el-rei é tratado, chegando ao ponto de bastar um olhar a D. Luís para silenciar um dos acompanhantes de Salazar. Já este é bastante fraquinho, hiperadjetivado, em especial no início (o rei é "sábio e ponderado", Duarte Pacheco, logo a seguir, é "inventivo e incansável" e por aí fora, isto e aquilo, isto e aquilo, isto e aquilo), e mostrando do princípio ao fim uma preocupação dir-se-ia patológica por deixar cair nomes.

São nomes em catadupa e apenas nomes de gente conhecida, como se outro regime político não tivesse o mais pequeno impacto na composição das elites. Até o pobre do Álvaro Cunhal se vê envolvido naquele rio enciclopédico... o que é uma boa ilustração de outro problema com este conto, infelizmente muito comum em trabalhos de história alternativa. Cunhal, que nasceu em 1913, teria nascido já depois do ponto de divergência... e no entanto ali está, igualzinho ao nosso Cunhal, embora monárquico, como se alterações da história global das nações não tivessem qualquer influência nas histórias individuais das pessoas que as compõem, quando a verdade é que basta mudar a hora do ato de conceção para já ser outro o espermatozoide a fecundar o óvulo e portanto já ser outro o indivíduo que dele resulta.

Em suma: muito fraquinho.

Contos anteriores deste livro:

1 comentário:

  1. Não. Comentários insultuosos de maus autores despeitados no MEU blogue, não.

    Têm blogues, encham-nos com o lixo que quiserem. Aqui exijo um mínimo de higiene.

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.