quinta-feira, 26 de junho de 2003

Este ARGOS e os outros (6)

Talvez não tenha ficado claro em capítulos anteriores destes posts, mas esta olhadela sobre o ARGOS é feita com base em dados que me foram fornecidos pelo CLFC e que eu tratei de maneira a retirar dos dados em bruto alguns números com maior ou menor interesse.

Feito o esclarecimento, voltemos às publicações que serviram de veículo aos candidatos a melhor ficção.

Em 2000, como já se disse, apenas 8 publicações conseguiram levar textos à votação do ARGOS. Mas foi um ano equilibrado, sem nenhuma publicação que se destacasse muito das demais. Apesar disso, o Megalon, com 4 indicações, é a publicação mais indicada, seguindo-se-lhe a Quark e o Banco de Talentos FEBRABAN, com 3 cada, e um trio constituído por Somnium, editora Record e Coleção Fantástica com 2 indicações cada. Quanto aos premiados, o Somnium teve o primeiro classificado e a Coleção Fantástica o segundo e o terceiro.

2001 foi um ano muito diferente. Repleto (para o nível habitual de edição no Brasil) de edições de antologias e colectâneas, teve na colecção Terra Incognita a grande arrebatadora de indicações ao ARGOS de melhor ficção, com um total de 10, graças a três colectâneas diferentes. O Megalon volta a estar nos lugares cimeiros, com 6 indicações, tantas quantas as indicações provenientes da antologia Intempol. As antologias Phantastica Brasiliana e Lugar de Mulher é na Cozinha e a colectânea Interface com o Vampiro recolhem 4 indicações cada. O Megalon e o Somnium (2 indicações) são, neste ano, as únicas publicações periódicas que conseguem ter mais do que uma história indicada, o que não deixa de ser significativo.

O vencedor, curiosamente, não chega de nenhuma destas publicações, mas sim da editora Rocco. Também um dos terceiros classificados chega através de uma das publicações menos indicadas, a antologia portuguesa A Viagem (2 indicações). E do grupo das publicações com maior número de trabalhos postos a votação apenas a antologia Intempol se conseguiu impor, conquistando um segundo lugar e um terceiro.

E aqui faço mais um intervalo. Na próxima parte falar-vos-ei do ano passado e deste.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.