quarta-feira, 3 de setembro de 2003

Algarve, o cosmopolita

Por curiosidade, fui surfando o cibermar até ao site do SEF, onde encontrei dados sobre a população residente e legal em Portugal em 2002. A frieza dos números é cristalina: o Algarve é, de muito longe, a região mais cosmopolita do país. Vejam bem:

O distrito onde vivem mais estrangeiros é Lisboa. Vivem aí quase 130 mil estrangeiros, numa população total de muito mais de milhão e meio de pessoas. O segundo distrito onde mais estrangeiros vivem é Faro, à frente de Setúbal e muito à frente do Porto: são 31 mil estrangeiros que vivem connosco, numa população de 400 mil pessoas. Quase 10% da população, portanto.

Devíamos ter as cabeças mais arejadas, caros conterrâneos... afinal de contas se uma das condições fundamentais para uma pujança cultural é a existência de um "melting pot", nós aqui estamos em pleno privilégio. Devíamos aproveitá-lo decentemente, coisa que não fazemos, muito por culpa duma certa pato-bravice ignorante que está profundamente enraizada e que custa muito a erradicar.

Mas permitam-me, já agora, duvidar dos números do SEF. Dizem esses números que há 20 moldavos no Algarve. Devo conhecê-los a todos, pelo menos de vista...

Não me parece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.