segunda-feira, 8 de setembro de 2003

Spamesia (124)

Sexta-feira houve mais uns quantos vírus, montes de propostas de engrandecimento do pénis e um total de 29 coisas que não interessam nem ao menino jesus. Ou ao profeta maomé. De entre a massa de títulos desinspirados e desinspiradores, apareceu um aproveitável: "hello ujay". Não me chamo Ujay. Nem sequer sou paquistanês. Mas se calhar há qualquer coisa de Ujay em mim:

Olá, Ujay

Olá, Ujay
Saúdo-te e à tua cidade poeirenta
onde os cheiros vivem soltos
e livres como o vento
e aperto-te a mão
naquele gesto de amizade ancestral
que é tão antigo como a nossa espécie

Porque nós somos da mesma espécie, Ujay
tu e eu
tu que cinco vezes por dia
encontras o azimute duma cidade estrangeira
e te ajoelhas num tapete
e apoias nele a tua testa
e eu, que aqui estou a escrever versos
num alfabeto que não é o teu

Somos da mesma espécie, Ujay
nós e os selvagens de pele branca
que te invadiram a pátria
com as suas bombas, os seus canhões
os seus tanques, os seus aviões
e que cometem crimes em nome da civilização
da minha civilização, Ujay

Somos da mesma espécie, nós os dois
e os selvagens de longas barbas e pele indiana
que cometem crimes em nome de Alá
em nome do teu deus, Ujay

Somos da mesma espécie, Ujay
e por isso somos cúmplices
a estupidez deles corre-nos no sangue
talvez fizéssemos as mesmas coisas que eles fazem
se estivéssemos nas situações em que eles estão

Talvez as fizéssemos
Talvez não soubéssemos, como eles não sabem
qual é o ponto em que é preciso parar
talvez não soubéssemos, tal como eles, pensar
talvez nunca ninguém nos tenha ensinado essa coisa
que parece tão simples: pensar
talvez só nos tenham ensinado a obediência
a um deus, a um chefe, a uma ideia
a alguma coisa que nos convenceram ser melhor do que nós

Mas como, Ujay, como?
Como foi que nos deixámos assim enganar?
Tu, eu, e todos os eles que possas imaginar
todos, Ujay, todos e cada um deles

Será que é verdade
que quanto maior a mentira mais gente nela acredita?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.