domingo, 8 de fevereiro de 2015

Lido: Berenice's Journal

Berenice's Journal, de autor anónimo (mas se ficarem muito caladinhos eu digo-vos que é de Richard Gavin) é um conto de horror que se finge de diário. O conto é curtinho, portanto o diário não o é propriamente, não passará de um excerto, que se inicia quando um vizinho se muda para o prédio onde vive a diarista. Bonito, o homem cai-lhe no goto e ela começa a ter fantasias sobre ele, as quais, como é evidente, nunca se concretizam. Pior: depressa outra mulher aparece na história, uma rival que nem sabe que o é e que faz com o vizinho tudo aquilo que a louca queria fazer.

O horror propriamente dito está ausente até mesmo ao fim, embora haja desde o início uma atmosfera inquietante que antecipa que algo de mau vai acabar por acontecer mais cedo ou mais tarde. E este cedo ou tarde vem a ser os dois últimos parágrafos do conto/diário. O mais interessante é que este desenlace é inesperado apesar de toda a expetativa. Sim, qualquer leitor que não seja inteiramente desatento está de certeza à espera de que algo de bizarro aconteça, mas o acontecimento concreto apanha-o de surpresa... e faz-lhe percorrer a espinha por um arrepio.

É outro bom conto desta publicação, embora a meu ver não chegue ao nível de alguns dos outros.

Contos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.