domingo, 8 de fevereiro de 2015

Lido: Contos Fantasmas

Contos Fantasmas (bibliografia) é uma pequena antologia de quatro contos sobre fantasmas, escritos por outros tantos nomes grandes da literatura. E é uma boa antologia, embora sofra de um mal de que sofrem tantas outras publicações baseadas no cânone: leitores com alguma experiência acabam inevitavelmente por nelas encontrar coisas já lidas anteriormente, o que reduz o valor que para eles acabam por ter, especialmente se, como no caso desta, nem uma tradução diferente introduz alguma novidade na leitura.

É uma boa antologia porque globalmente não desilude. Um dos contos, o de Dunsany, é excelente, outro é surpreendente, tendo em conta a escritora, o de Wells é algo banal mas também não deixa de ter qualidade e só o de Stevenson fica bastante aquém do que dele se poderia e talvez deveria esperar. Não fosse este último, a antologia subiria até ao muito bom, mas mesmo assim permanece no bom. Claramente uma das melhores destas pequenas antologias publicadas com o DN.

Eis o que achei sobre cada um dos contos:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.