O Buda Brutal: Barão von Ungern-Sternberg é um conto de Rhys Hughes que conta a história real do Barão von Ungern-Sternberg, um infame mas obscuro oficial do exército russo branco, da época da revolução dos sovietes, que se torna durante alguns meses ditador da Mongólia. A história de Hughes, no entanto, é contada à maneira de Borges: não com o objetivo de ser historicamente exata, mas como poderia ter sido, num entrelaçar de realidade e ficção que obscurece propositadamente a separação entre uma e outra coisa. Tudo escrito, claro, em jeito de compêndio, enumerando os "factos" como se todos eles o fossem, num relato histórico pretensamente objetivo.
Percebo a ideia, e acho que está bem executada, mas com toda a franqueza este tipo de exercício literário não me agrada por aí além.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.