Como não gostar duma noveleta de ficção científica que tem como personagem, ainda que muito secundária, um psicólogo (!) de rabo de cavalo chamado George Candeias? Pois é precisamente o que acontece a Point of K(No)w Return (bib.) de Gerson Lodi-Ribeiro.
Trata-se duma história integrada no universo ficcional do jogo Taikodom, e sofre alguns constrangimentos por isso. Em particular, por se esforçar por fornecer, numa extensão bastante curta de texto, uma quantidade imensa de informação sobre o universo, sobre a sequência de acontecimentos que levaram à diáspora humana pelas estrelas através de pontos de salto (buracos de verme, certamente) que é postulado existirem nos vários sistemas estelares e até no espaço interstelar, sobre a tecnologia envolvida, sobre as várias sociedades de humanos (spacers — oriundos de habitats artificiais, belters — oriundos de asteróides, e gente oriunda de superfícies planetárias) e as rivalidades existentes entre elas, etc., etc. Assim constrangido, é notável que Ribeiro tenha conseguido construir uma história com pés e cabeça sobre a primeira nave intestelar tripulada a penetrar num ponto de salto e aquilo que lhe acontece depois. O tema teria certamente sido melhor explorado num romance inteiro, mas que jogador se disporia a ler um romance para ficar com uma ideia do que está na base do jogo que se prepara para jogar?
Ou seja: se for vista apenas como uma obra literária, esta noveleta sabe a pouco. Mas se encarada como parte de um todo que vai muito além de si mesma, ou até da literatura de FC, é um pequeno texto notável.
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