terça-feira, 24 de setembro de 2013

Lido: Excertos de "O Guardador de Retretes"

Estes excertos de O Guardador de Retretes são responsáveis pela chegada de mais um livro à minha lista de "livros que devem ser um pratinho e que eu lerei um dia com toda a certeza se para tanto me chegar a vida." Refiro-me, precisamente, a O Guardador de Retretes, magnífica tese retretelógica de Pedro Barbosa, da qual aqui se reimprimem partes dos capítulos zero, dois e sete. De que trata? De retretelogia, evidentemente, erudita disciplina de estudos humanísticos, parte da linguística, da sociologia e da história da literatura, que se dedica a analisar e catalogar a literatura que se pode encontrar nas retretes públicas deste país e de alguns outros culturalmente próximos. Com abundância de exemplos e profundidade de reflexão.

O resultado, em especial o contraste entre a irreverência escatológica dos exemplos e o tom académico da análise, é de rebolar no chão a rir, motivo pelo qual não convirá de modo algum ler seja o livro original, sejam os excertos que dele aqui se republicam, numa retrete pública. Isto é de antologia, o que deverá ser o motivo pelo qual está presente, precisamente, numa antologia.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.