terça-feira, 17 de setembro de 2013

Lido: A Vingança do Ciclista

A Vingança do Ciclista (bibliografia) é, parece-me, um dos mais interessantes destes contos fantasmagóricos de Hugo Rocha. Passado na contemporaniedade do autor, conta a história de um caixeiro-viajante que tem sob sua responsabilidade todo o sul do país, motivo pelo qual passa boa parte do seu ano de trabalho em viagem pelo Alentejo e Algarve. Até uma certa noite em que, viajando de Beja para Évora, o carro que conduz tem um acidente com um ciclista, acabando por matá-lo. Como já sabemos que estas histórias são fantasmagóricas e que esta trata de vingança, não exigirá grande inteligência deduzir que o que se segue é a vingança, não do ciclista, propriamente, mas do seu fantasma.

A história está bem construída e bem contada, e até tem alguma originalidade, fazendo lembrar mais as histórias de King do que as velhas histórias de fantasmas vitorianas em que Rocha costuma inspirar-se... o que mais relevante se torna quando nos lembramos de que King escreveu a vasta maioria das suas histórias e todas as mais relevantes depois de Hugo Rocha passar esta a livro.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.