A qualidade no manejo da língua é, nestes contos, tão elevada como seria de esperar numa publicação deste género. E a qualidade literária mais genérica, que inclui não só este manejo mas outras facetas da criação literária, é também bastante elevada, pesem embora as oscilações naturais num conjunto heterogéneo de contos e a presença de um conto muito mau, perfeito erro de casting... ou talvez não, talvez a sua inclusão tenha sido apenas fruto de o compilador sentir a necessidade de não ignorar a abordagem literária que esse conto corporiza: há vários contos excelentes, os muito bons são mais e a grande maioria é de bom para cima, sendo poucos os apenas razoáveis.
Algo surpreendente para mim foi a quantidade de histórias fantásticas que esta antologia contém. Como disse numa das opiniões individualizadas aos contos, já contava com a presença de algum fantástico, por já conhecer alguns dos contos de publicações como a Antologia do Conto Fantástico Português, entre outras. Mas não o esperava em tão grande profusão. Julguei que talvez houvesse aqui uns 5 ou 6 contos fantásticos, no máximo. Nunca imaginei que eles fossem 13; mais de um terço do total.
Em geral, portanto, esta foi uma boa leitura. Mais: foi uma leitura surpreendentemente relevante para o principal motivo que me levou a fazê-la — alimentar o Bibliowiki. E sim, creio que se trata mesmo de um apanhado muito interessante da produção contística portuguesa daqueles cinquenta anos e picos; interessante o suficiente para extravasar o mero âmbito pedagógico que esteve na sua génese. Quem quiser ler bons contos portugueses, tem-nos aqui com fartura.
Quanto a mim, eis o que achei de cada um deles:
- A Casa de Hóspedes
- A Reencarnação Deliciosa
- O Senhor dos Navegantes
- As Velhas São o Diabo
- A Sombra
- Os Três Reinos
- Mau Agoiro
- O Viajante Clandestino
- Ressurreição
- Histórias da Meia-Noite
- O Alma-Grande
- O Rapaz não Gostava das Mãos
- Maria Altinha
- Desportos de Inverno
- A Lata de Conserva
- Mãe Genoveva
- O Rapaz do Tambor
- O Homem
- O Grande Segredo
- Os Corvos
- Balada
- Filosofia Verde
- A Meia Hora de Sol
- Os Caminheiros
- Ode (Quase) Marítima
- Nem Tudo é História
- O Quarto
- A Lição de Inglês
- Os Dois Viajantes
- O Dia Perfeito
Excelente post! Baixei o PDF e vou ler. Um grande abraço!
ResponderEliminarObrigado e boas leituras.
Eliminar