segunda-feira, 18 de abril de 2022

Leiturtugas #149

De novo com um dia de atraso, por motivo de razões, cá estamos de volta com mais uma nota de divulgação de Leiturtugas. E há bastantes a divulgar ainda que, mais uma vez, nenhum dos participantes oficiais no projeto tenha dado esta semana um ar de sua graça. O que vale é que os oficiosos mais que compensam.

Começou com José Saramago, comentado por Maria Pinto num artigo que não é propriamente uma opinião clássica e onde fala de dois romances, um realista, Levantado do Chão, e o outro fantástico, Memorial do Convento. Este último, que é o que mais nos interessa, foi publicado originalmente pela Caminho, em 1982, ainda que os livros que ilustram o artigo pertençam às edições recentes da Porto Editora. FC? Aqui não há.

Segue com mais uma das republicações dos textos da Almerinda Bento, cabendo a vez agora à coletânea de Valter Hugo Mãe de que já falámos na semana passada. Intitula-se Contos de Cães e Maus Lobos, foi publicada pela Porto Editora em 2015, e também não tem FC.

De seguida chegou a vez da Inês Santos, que leu e comentou um romance de fantasia que já por cá tinha aparecido no ano passado. O ano, de resto, em que M. G. Ferrey fez publicar o seu Aquorea (ou Inspira) pela Nuvem de Tinta. Nada de FC também.

A seguir mudámos pouco de agulhas, uma vez que volta a ser um romance de fantasia de uma autora portuguesa a ser lido e comentado. Mas sempre muda alguma coisa: quem comenta (em estreia) é agora a Daniela RC, a autora chama-se Carolina Rodrigues e o livro tem o título de A Sombra da Água. Edição já deste ano da Cordel d'Prata. FC? Népia.

A FC começa a aparecer pelas mãos da «Anónima de Vidro», que comentou uma das coletâneas do António Bizarro. Mais precisamente, O Invisível, a Sua Sombra e o Seu Reflexo, uma edição da CoolBooks datada de 2019.

E é o LV Paulo quem nos traz finalmente um livro de FC, com um comentário incaracteristicamente extenso ao muito velhinho romance A. D. 2230, de Amílcar de Mascarenhas. É uma edição de 1938 da Parceria António Maria Pereira.

A rematar a semana, a Maria João Covas publicou mais um dos seus vídeos, onde comenta o terceiro romance de fantasia de autora portuguesa da semana. A autora chama-se R. C. Vicente, o livro intitula-se O Ressurgir dos Eternos Titãs, e foi publicado no ano passado pela Velha Lenda.

E é tudo e não é pouco. Para a semana deverá haver mais. Até lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.