segunda-feira, 4 de abril de 2022

José Viale Moutinho: «El Animal»

Este é mais um conto de José Viale Moutinho onde se cruzam tempos, e de novo o cruzamento faz-se entre um tempo de relativa modernidade (por vezes muito relativa, como é o caso) e o da guerra civil espanhola. Aqui, conta-se a atribulada história de «El Animal», alcunha de Vladimir García, antigo combatente do lado republicano, comunista mas rebelde, exilado do franquismo primeiro na União Soviética, onde teria ido parar a um gulag do qual fugira duas vezes, e depois em França.

Mas Moutinho não é escritor para contar as histórias com linearidade, pelo que vai serpenteando pela narrativa, deixando cair uma informação aqui, outra ali, outra acolá, ora sobre o passado do protagonista, ora sobre o presente que este vive em 1967, época em que tem em casa um jovem camarada que tenta a duras penas arrancar-lhe algo que se pareça a uma biografia.

Não é o conto deste conjunto que mais me agradou, mas reconheço sem qualquer dificuldade que a narrativa sinuosa está muito bem conseguida. Muitos escritores de FC talvez beneficiassem de uma leitura atenta de histórias como esta; talvez aprendessem a não despejar a informação sobre o leitor sem subileza nem sentido literário, o que sem dúvida melhoraria as suas histórias. Sim, que esta é uma boa história, mesmo não tendo encaixado muito bem naquilo que mais prazer me dá ler.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.