terça-feira, 5 de abril de 2022

Liliana Novais: Morte Branca

Um leve cheirinho a ficção científica não ajuda a salvar esta história de Liliana Novais, porque cai numa armadilha fatal de que já falei por aqui algumas vezes. E de que vou voltar a falar agora. E que exige spoilers para nela falar, pelo que façam favor de ir passear para outro sítio de por acaso forem alérgicos a tal coisa.

OK, os alérgicos já foram todos embora, vamos lá aos spoilers.

A ideia deste Morte Branca é divertida num sentido razoavelmente disparatado para o termo. Nada há nisso de mal: ideias disparatadas podem dar boas histórias se forem executadas da forma certa, e de resto esta ideia não é mais disparatada que a dos kaijus, com os quais, de resto, tem muitos pontos de contacto. Mas também tem uma diferença de vulto: o kaiju, aqui, é um coelho branco, não um monstro reptiliano e disforme. Um gigantesco e devorador coelho branco. E está explicado o título.

O grande problema é estar narrada na primeira pessoa, e no pretérito imperfeito, por alguém que vai enfrentar a morte, e que o sabe, e que deixa o final em suspenso, o que implica que essa morte aconteceu de facto. E a questão berra, inescapável: se o narrador morreu, quem diabos narrou a história?!

Com a suspensão da descrença desfeita, o conto desfaz-se. E bastaria, por exemplo, colocar a voz narrativa no presente para resolver esse problema. Mas ficariam outros detalhes a não permitir que ela fosse boa, como por exemplo a autora parecer não conseguir decidir se pretende fazer uma história engraçada ou tensa, ficando algures a meio sem lograr alcançar nenhum dos dois efeitos.

Este não é um bom conto.

Conto anterior deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.