sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lido: En Tournée

En Tournée é a tradução francesa de Touring, uma história escrita em colaboração por três nomes grados da FC americana: Gardner Dozois, Jack Dann e Michael Swanwick. Mas não é uma história de FC. É uma história de fantasia com alguns elementos de horror que segue um encontro entre três (outra vez) lendas mortas do rock'n'roll americano: Buddy Holly, Elvis Presley e Janis Joplin, em turné algures num lugarejo do Midwest. Pelo menos é o que os protagonistas pensam a princípio. Mas o leitor que saiba que quando Janis Joplin iniciou a sua breve e fulgurante carreira, em 1966, já Buddy Holly estava morto há vários anos, nem chega a pensá-lo e rapidamente percebe o que aqui se passa.

De facto, o efeito é até certo ponto estragado precisamente por isso. Para quem saiba quem são aquelas pessoas, não há surpresa e a história torna-se previsível no instante em que os protagonistas são identificados. E quem não saiba perde por completo as referências à cena musical americana dos anos 50, 60 e 70. Uns e outros têm de se contentar com a execução literária do conto, que não sendo má também não é nada de superlativo. Lê-se bem. Mas não me parece que passe do razoável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.